sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Brevíssima análise de discurso sobre o funk passa nela, de Mr. Catra.

A quebra de Tabus sociais e a mulher como sujeito.

A análise de discurso ( a partir de agora AD), é um disciplina da linguística que observa a comunicação humana de maneira global, abandonando, portanto, a análise puramente textual e debruçando-se sobre os possíveis efeitos de sentido formulados pela imbricação de múltiplos discursos encontrados em uma mesma enunciação. Desta maneira, a AD é uma disciplina que se interessa pelos efeitos de sentidos gerados pelo universo interdiscursivo de uma enunciação.

Assim, a AD trabalha a ideia de interdiscurso e considera diversas categorias capazes de produzir efeitos de sentido em uma mesma enunciação. Em nosso caso, faremos uma brevíssima análise do funk passa nela do Mr. Catra. 

Wagner Domingues da Costa, mais conhecido como Mr. Catra, teve uma infância que não corresponde ao que o senso comum pensa para um favelado. Nascido no estado do Rio de Janeiro, cresceu na favela do Boréu. Estudou no excelente colégio Pedro II, foi líder estudantil. Montou na década de 1980 uma banda de roque, intitulada “ o Beco”, que teve repercussão média no núcleo universitário carioca. Pai de treze filhos com mulheres diferentes, é conhecido no Brasil e no 
exterior como músico provocador, que tem letras associadas ao sexo, drogas e crime.

Lançado em 2012, o funk “passa nela” , não tem uma grande variedade de versos. A princípio, relaciona-se esse fato a ausência de profundidade da letra. Contudo, temos de considerar que isso é um princípio do estilo musica funk, que não exige de seus compositores letras com vasto campo de complexidade métrica. 

O trecho que selecionamos para análise condiz ao refrão da música:

“Passa nela, passa nela
passa o pau na cara dela. (2x)
Soca nele, soca nele
joga só na cara dele. (2x)
Passa nela, passa nela
passa o pau na cara dela. (2x)
Ui, que delícia!
Hahaha ah”

Há nesse pequeno trecho uma grande repetição de versos curtos que são muitos relacionados ao ato sexual entre um homem e uma mulher. Além da repetição dos versos existe, quando ouvimos a canção, sons que podem ser relacionados a uma respiração ofegante, o que reforça a ideia do ato sexual. Não existe sociedade que aceite a pornografia sem carregá-la a tabus. A sexualidade é reprimida em nossa sociedade e, portanto, o funk “ passa nela” não é ouvido em reuniões familiares. Atinge , conquanto, o patamar de marginal.

A repetição das expressões “Passa nela, passa nela”, e mais adiante, “Soca nele, soca nele”, constroem a uma imagem obscena que remete a repetição mecânica do ato sexual entre um homem e uma mulher. Mas, além disso, organiza-se em relação à batida produzida por um “DJ”, produzindo a música propriamente dita. 

Os trechos supramencionados são cantados por duas vozes. O trecho “Passa nela, passa nela”, é entoado pela voz do próprio Mr.Catra, enquanto o trecho “Soca nele, soca nele”, é cantado por uma voz feminina ( não consegui identificar pela internete o nome da moça que canta esse trecho).

Esse trecho toma relevância nessa análise pois configura a participação efetiva da mulher no ato sexual. Não é uma mulher totalmente submissa à vontade de um homem, mas uma mulher agente do e no ato sexual. Essa pontualidade em nosso trabalho evidencia que, nessa letra de funk, a mulher rompe um tabu sexual e expõe a si como também desejosa sexualmente.

Portanto, consideramos que o funk “ passa nela”, de Mr. Catra, é construído de acordo com a estética do estilo musical funk, e rompe, consideravelmente, com tabus sociais que se arrastam desde muito, trazendo em sua letra uma imagem sexual muito forte, e dando voz ao desejo feminino.

Referências bibliográficas:

MAINGUENEAU, D Análise de Textos de Comunicação, trad. Cecília P. De Souza-e-Silva, Décio Rocha, São Paulo: Cortez, 2004.
_____________ O Discurso Literário, trad. Adail Sobral, São Paulo: Contexto, 2006.
_____________ A Análise do discurso e Suas Fronteiras, Matraga. Rio de Janeiro, v.14, n.20, p.13-p.37, jan./jun.2007 
_____________ O Discurso Pornográfico, trad. Marcos Marcionilo, São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Fontes eletrônicas:
http://www.catra.com.br/novo/#biografia
 consultado em 25 de janeiro de 2013.
http://letras.mus.br/mc-catra/1817935/
 consultado em 25 de janeiro de 2013

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